Como fazer uma boa iniciação ao Handebol





https://i.ytimg.com/vi/fMcCZZeMSjs/maxresdefault.jpg

O handebol é muito popular nas escolas públicas e particulares, clubes, organizações não governamentais e projetos esportivos em todo Brasil. Entretanto, as poucas publicações disponíveis na área tratam de treinamento, o que muitas vezes é inadequado ao trabalho de iniciação esportiva. Consequentemente, a grande população de praticantes de handebol não se reverte em atletas e nem em admiradores da modalidade.

Na iniciação infantil do handebol, deve-se lançar mão de jogos pré-desportivos e lúdicos – que contenham traços do Handebol, porém com regras e desenvolvimento do jogo totalmente adaptados.

O treino neste momento deverá ser quase que em sua totalidade marcado por jogos lúdicos e pré-desportivos.

É necessário também começar a desenvolver nas crianças noção de orientação espacial e temporal. Para tal, deve-se trabalhar com e sem bola durante as sessões de treinamento.

Quando trabalhar atividades com bola, desenvolver e estimular a percepção da criança acerca dos movimentos de ritmo, trajetória e direção da bola e dela própria no espaço.

Quando trabalhar atividades sem a bola, atentar mais para questões relativas a esquema corporal, de coordenação motora, agilidade, velocidade, por exemplo.

Para que seja possível trabalhar da maneira sugerida acima, é interessante ao professor/treinador utilizar-se de situações específicas do jogo de Handebol para que, desta forma, o aluno vá se familiarizando com as questões práticas do jogo desde cedo e até mesmo sem ter consciência disto.

É interessante também porque trabalha na criança questões físicas, como coordenação motora ampla – mais tarde transformada em coordenação especifica para o desporto do Handebol.

Com relação ao gesto técnico específico do Handebol, o mesmo poderá ainda ser trabalhado de forma bem despretensiosa, de forma global e ainda lúdica.

O professor não deverá exigir dos alunos perfeição do gesto técnico, porém já poderá mostrar à criança como realizar tal gesto. Este objetivo poderá ser mais facilmente alcançado fazendo uso de jogos globais e brincadeiras que se assemelhem ao desporto.

Já nesta etapa é importante que a criança perceba algumas questões de tática no Handebol, todas elas trabalhada de forma bem simplificada; como por exemplo no jogo 1x1 e sempre simplificando as regras e adaptando o jogo para o perfeito entendimento pelos pequenos e constante motivação nos mesmos no jogo.

Para tal, o professor deverá reduzir os espaços da quadra, trabalhar com as bolas específicas para cada categoria, desenvolver o jogo – como dito no parágrafo anterior – no jogo 1x1 e/ou sempre com número de jogadores por equipe menor que o oficial do desporto, diminuir o tempo de cada período sempre atento para o tempo de tolerância e foco das crianças em cada atividade proposta.



Você não pode perder:

Ganhe o Ebook: Handebol - 25 jogos pré-desportivos
Receba os posts desse blog por email
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes


Comente:

Nenhum comentário